Com o Domingo de Ramos terminamos a Quaresma e chegamos à semana grande, a Semana Santa, durante a qual somos todos interpelados a meditar na Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus que, ao entregar, voluntariamente, a Sua vida, revela-nos o grande Amor divino e liberta-nos das amarras do egoísmo e do cativeiro do pecado. Este dia representa a entrada de toda a vida cristã e ajuda-nos a viver o mistério da Paixão e Morte de Cristo!
Jesus desafia-nos a reforçar a nossa fé e a renovarmos o nosso coração. Aconselha-nos a ser verdadeiros discípulos e a percorrer os Seus caminhos, ainda que estes sejam tortuosos e cheios de obstáculos! Nada nos pode deter, nada nos pode desviar!
Neste tempo de graça é necessário escancarar as portas do coração e correr ao encontro do irmão levando-lhe a alegria e a luz da nossa fé!
É com Jesus e seguindo-O que podemos entrar na intimidade do coração do Pai, como nos diz S. Mateus, quando comenta a morte de Jesus como início do novo mundo: “Então, o véu do templo rasgou-se em duas partes, de alto a baixo; a terra tremeu e as rochas fenderam-se”.
Com a Páscoa e, unindo a nossa vida a Cristo, caem, definitivamente, todas as barreiras que nos afastam de Deus!
Hoje, durante a sua homilia, o Papa Francisco deixou-nos várias perguntas..."Quem sou eu? Quem sou eu diante do meu Senhor? Quem sou eu diante de Jesus que sofre? Sou capaz de exprimir a minha alegria, de O louvar ou ponho-me à distância? Com quem me assemelho?"...
Que o Espírito Santo nos ajude a entrar em contacto com Deus para que possamos despertar para o verdadeiro motivo da Cruz, para tudo o que nos aproxima do caminho da Salvação!
Votos de um Santo Domingo!