Olho por olho
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Olho por olho e dente por dente.
Eu, porém, digo-vos: não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te a tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas a quem te pede emprestado.
Ama os teus inimigos
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito". (Mt 5, 38-48)
O Evangelho de hoje apela-nos a tomar consciência da novidade da proposta que Jesus tem para nós…o que é do nosso mundo e aquilo que Ele nos propõe.
Diz-nos S. Paulo “a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus”… a sabedoria de Deus é loucura aos olhos dos homens.
Podemos perceber que nos é proposto um caminho novo e esse caminho não é nada fácil…”Amai os vossos inimigos”, diz-nos Jesus.
Uma questão parece surgir de imediato: com esta proposta, radical, como é que vou viver a minha vida? A partir daquilo que sou, do que penso, do que sou capaz? Ou a partir daquilo que Jesus me propõe?
Nesta proposta de Jesus, o essencial é saber se quero ou não fazer caminho, não tenho, por isso, de preocupar-me se sou ou não capaz!
Apesar da lucidez de conhecer as minhas limitações, o que me impele a não ficar parado e seguir ao encontro do Senhor, é o Amor. Quem ama não teme, não faz cálculos, não hesita. Quem ama não se detém, nem se pergunta se é ou não capaz. Quem ama avança, faz qualquer coisa, seja o que for…quem ama, faz caminho. E este dom que nos faz caminhar vem do céu, mas não nos é oferecido de “mão beijada”, esse dom tem que ser tornado realidade na nossa vida através da nossa vontade de seguir Jesus. Esse Amor é dom de Deus e tem que ser acolhido com toda a humildade e simplicidade.
O segredo da vida cristã consiste em guardar as palavras do Senhor, como fonte inesgotável desse verdadeiro Amor. Somos o templo do Senhor e em nós habita o Seu Espírito, esta verdade obriga-nos a manter com o nosso próximo uma generosidade sempre acrescida.
Sem comentários:
Enviar um comentário