"TERNURA E BONDADE NÃO SÃO SINAIS DE FRAQUEZA E DESESPERO, MAS SIM MANIFESTAÇÕES DE FORÇA E RESOLUÇÃO".

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Quem Tem a Deus Tem tudo

Naquele tempo disse Jesus aos discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado (Mt 6,24:32-34)

S. Mateus, por um lado, alerta-nos a que se dê prioridade ao Reino de Deus e por outro, ajuda-nos a perceber que Deus é simultaneamente Pai previdente e Mãe amorosa. Por este motivo, devemos libertarmo-nos de outros desuses, que tantas vezes coabitam connosco. Mesmo nós, que somos pessoas de fé, tantas vezes incorremos no risco de adorarmos o deus do dinheiro, do sucesso e do bem-estar, em detrimento daquilo que nos diz o Evangelho. Esquecemos os nossos irmãos que sofrem, mesmo ao nosso lado e desperdiçamos tanto, sem termos consciência de que o fazemos.

Deus convida-nos a buscar o Seu amor, a partilhar com os outros e a conviver como irmãos, pois tudo o resto vem por acréscimo. Muitas vezes preocupamo-nos com tantas coisas inúteis, que depois não nos sobra tempo para Deus. Quem se abandona confiadamente ao Pai celeste não se inquieta nem se preocupa, porque tem a certeza de que Deus está sempre consigo. Se Deus se preocupa com as aves do céu e com os lírios do campo, não se preocupará muito mais connosco? Para se optar por este Pai que nos ama incondicionalmente e que cuida de cada um de nós, de modo pessoal como se fôssemos únicos, é fundamental viver a Sua Palavra e comungar o Seu Amor. Quem nos ama desta forma, não é um Deus frio e distante, é um Deus que é Pai e Mãe, que nos oferece ajuda e está connosco em todos os momentos. É um Deus que se preocupa connosco e que nunca nos esquecerá. Para podermos sentir e viver plenamente este Amor é essencial procurar Deus dentro de nós e deixá-Lo penetrar no nosso íntimo. Tal como Sta. Teresa d’Ávila, saibamos, também nós, dizer “nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta!”


Sem comentários:

Enviar um comentário