Hoje, pela boca do profeta Isaías, o Senhor, referindo-se à sua obra salvadora, promete-nos que vai realizar algo novo.
"Eu vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer; não o vedes? Vou abrir um caminho no deserto, fazer brotar rios na terra árida."
Quem é a terra árida e o deserto?
Se escutarmos estas palavras com atenção percebemos que somos nós próprios a terra árida e o deserto! Por isso, sem Deus na nossa vida e sem procurar o Seu perdão pelas nossas falhas, somos como a terra ressequida e infértil...da qual não nasce nada e por isso, a paixão, morte e ressurreição de Cristo não pode frutificar em nós!
A salvação já foi realizada por Cristo e cada um de nós tem que se capacitar que necessita dessa salvação, pois todos somos pecadores e por isso, todos precisamos do Seu perdão. No evangelho, Marcos, relata-nos a cura do paralítico de Cafarnaúm e, ao contrário daquilo que o homem esperava ouvir, Jesus diz-lhe: «Filho, os teus pecados estão perdoados».
Porque o terá feito? Qual seria a Sua intenção?
A mensagem que Deus nos quer transmitir é que a nossa salvação só acontece se começarmos por nos curarmos interiormente isto é, em primeiro lugar temos que ser libertados do pecado e só o Amor incondicional do Senhor nos pode libertar desta "paralisia" e, à semelhança do paralítico, permitir que nos levantemos e prossigamos o nosso caminho. Jesus cura primeiro por dentro e só depois sara as nossas enfermidades exteriores
O Papa João Paulo II, no Jubileu dos Doentes em Fevereiro de 2000, fez a seguinte afirmação:
"O sofrimento e a doença fazem parte do mistério do homem sobre a terra. Certamente, é justo lutar contra a doença, porque a saúde é um dom de Deus. Mas é importante também saber ler o desígnio de Deus quando o sofrimento bate à nossa porta. A "chave" dessa leitura é constituída pela Cruz de Cristo. O Verbo encarnado veio ao encontro da nossa debilidade, assumindo-a sobre si no mistério da Cruz. A partir de então, todo o sofrimento adquiriu uma possibilidade de sentido, que o torna singularmente precioso. Há dois mil anos, desde o dia da Paixão, a Cruz brilha como suprema manifestação do amor que Deus tem por nós. Quem a sabe acolher na sua vida experimenta como o sofrimento, iluminado pela fé, se torna fonte de esperança e de salvação."
Cristo cura de diferentes formas, a uns cura impondo-lhes as mãos, a outros à distância ou dando uma ordem ou até mesmo permitindo que Lhe toquem o manto, mas a Sua primeira cura é sempre de natureza espiritual. Cristo quer curar-nos e conduzir-nos pelo caminho da salvação que nos leva à Vida Eterna e por isso nos pede o "Sim", como Ele o deu de forma definitiva e incondicional.
Comecemos a preparar o nosso coração para o tempo de reflexão que se aproxima...sigamos em busca do silêncio e procuremos evitar esses "Não" que são os nossos pecados que nos tornam "paralíticos" e nos impedem de alcançar a salvação e, com ela, a vida plena. Aproveitemos este tempo que se aproxima para nos convertermos, nos arrependermos e vivermos com humildade o sacramento da reconciliação, o maravilhoso presente que Jesus nos deixou.
Porquê permanecer paralítico quando Cristo me espera no confessionário para me perdoar os pecados?
S.S.
Oração
Pedi a Deus para ser forte,
a fim de executar projectos grandiosos,
E Ele fez-me fraco, para me conservar na humildade...
E Ele fez-me fraco, para me conservar na humildade...
Pedi a Deus que me desse saúde,
para realizar grandes empreendimentos,
E Ele deu-me a dor, para O compreender melhor...
E Ele deu-me a dor, para O compreender melhor...
Pedi a Deus riquezas, para tudo possuir,
E Ele deixou-me pobre, para não ser egoísta...
E Ele deixou-me pobre, para não ser egoísta...
Pedi a Deus o poder, para que os homens precisassem de mim.
E Ele deu-me a humildade, para que eu precisasse d'Ele...
E Ele deu-me a humildade, para que eu precisasse d'Ele...
Pedi a Deus tudo, para gozar a vida...,
E Ele me deixou a vida, para eu poder desfrutar de tudo...
E Ele me deixou a vida, para eu poder desfrutar de tudo...
Senhor:
Não recebi nada do que pedi,
mas deste-me tudo de que precisava
Não recebi nada do que pedi,
mas deste-me tudo de que precisava
e quase contra a minha vontade.
as orações que não fiz foram ouvidas.
Louvado sejas, ó meu Senhor!
Entre todos os homens,
ninguém possui mais do que Eu.
Sem comentários:
Enviar um comentário