4ª Semana – 18 a 24 de Março
A grande festa dos cristãos aproxima-se rapidamente...estamos já na quarta semana da Quaresma e a palavra-chave é CONFIANÇA.
Diz-nos Jesus no Evangelho de S. João (Jo 3, 14-21): «é necessário que o Filho do Homem seja erguido ao alto, a fim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna.» É, por isso, necessário levantar os olhos para o Cristo elevado na cruz e receber dele a salvação, pois Deus deu-O ao mundo para que testemunhasse o Seu Amor até ao fim. Só é possível celebrarmos todos os ritos católicos se tivermos a Cruz presente no centro. Jesus crucificado representa a vitória sobre a morte e erguer os olhos confiadamente para Cristo pregado na cruz é reconhecer a maior dádiva do Amor de Deus por nós.
“Quaresma é tempo de conversão, é tempo de transformação, é um tempo especial em que devemos colocar no centro da nossa vida a Cruz de Jesus. É Ele que nos fala ao coração e nos mostra o significado da Cruz. Enquanto não percebermos o porquê da Cruz, não entendemos o que Jesus quer de nós. É este o mistério de Deus que nos Ama e esse Amor é infinito. Ama-nos de tal forma que nos enviou o Seu Filho Unigénito para que ganhássemos a vida eterna. Enquanto não percebermos o significado da Cruz não somos capazes de sentir esse Amor constante. A Cruz é o centro da Quaresma e da vida cristã. Quando nos dermos conta do Amor de Deus, tudo se transformará. Deixemos que o Seu Amor inunde todo o nosso ser, toda a nossa alma, todo o nosso espírito.” (Pe. Henrique Santos – extrato oral de homilia 18/03/2012)
1. Encontrar um espaço discreto e tranquilo onde se possa fazer silêncio, aí será o lugar onde, cheios de Confiança, entregaremos o nosso coração ao Senhor.
2. Invocar o Espírito Santo para nos ajudar a entrar em contacto com Deus.
3. Fazer um exame de consciência e perceber se de facto confio completamente em Deus.
4. Pedir a Deus que me ajude a compreender o significado da Cruz e a confiar no Seu Amor.
5. Durante a semana olhar para a Cruz e deixar que o Amor de Deus "inunde todo o meu ser, toda a minha alma, todo o meu espírito."
S.S.
Sem comentários:
Enviar um comentário