A Semana Santa é, para os cristãos, uma semana de festa e reflexão. É um período essencial, para verdadeiramente se perceber o significado da vida eterna sendo, por isso, necessário que se comemore a passagem da morte para a vida. Podemos assim dizer que é na celebração da paixão, morte e ressurreição que se fundamenta a fé cristã.
«Na alocução que precedeu a oração do Regina Caeli, o Papa frisou que “a ressurreição do Senhor marca a renovação de nossa condição humana” e a seguir acrescentou: “Cristo venceu a morte, causada pelo nosso pecado, e nos reconduz à vida imortal. Desse evento depende toda a vida da Igreja e a própria existência dos cristãos. Um dos sinais característicos da fé na Ressurreição é a saudação entre os cristãos no tempo pascal, inspirado no antigo hino litúrgico: Cristo ressuscitou! Ele realmente ressuscitou! É uma profissão de fé e um compromisso de vida, como aconteceu com as mulheres conforme relatado no Evangelho de São Mateus: De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: «Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão». Toda a Igreja – escreve o Servo de Deus Paulo VI – recebe a missão de evangelizar. Ela permanece como um sinal ao mesmo tempo opaco e luminoso de uma nova presença de Jesus, de sua partida epermanência.”» (Fonte: Radio Vaticano)
Ressurreição é, portanto, a presença de Cristo Vivo, que nos habita todos os dias e, por esse motivo, o centro da nossa vida. Consequentemente, o mistério pascal deve ser vivido todos os dias, em casa, no trabalho, na vida social, com a família e com os amigos, nas alegrias e nas dores, na saúde e na doença e, também na morte.
Desejamos que cada cristão saiba recolocar na sua vida social, pessoal e familiar, a luz e o fermento de Jesus Cristo, para assim melhor o poder Amar, Servir e Seguir.
À semelhança das mulheres, e dos discípulos, diante do sepulcro vazio, sejamos também nós verdadeiras testemunhas da Ressurreição.
Acreditemos verdadeiramente que Cristo vive e está presente em nós e corramos a anunciá-lo a toda a gente.
Aleluia, Aleluia!
"Deveis deixar de viver como vivíeis antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras. É preciso que vos renoveis pela transformação espiritual da inteligência e vos revistais do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade". Ef 4, 22-24
Sem comentários:
Enviar um comentário