"TERNURA E BONDADE NÃO SÃO SINAIS DE FRAQUEZA E DESESPERO, MAS SIM MANIFESTAÇÕES DE FORÇA E RESOLUÇÃO".

terça-feira, 1 de maio de 2012

Anunciação

O dia do Trabalhador, que tem como padroeiro S. José Operário, marca o início do mês dedicado a Nossa Senhora. 
Maria é uma porta aberta para a nossa salvação e nela podemos encontrar um modelo para a nossa vida. Maio é o mês durante o qual somos convidados a rezar a essa mulher, simples e humilde que cheia de fé tão serenamente soube dizer "Sim".
Com a ajuda de vários ícones, de Marko Rupnik, vamos procurar viver este mês, de forma diferente...mais orante e intensa!

1ª Cena: A Anunciação (Lc 1, 26-38)

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo; bendita és tu entre as mulheres». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?»
O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.
Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».


Contemplemos esta imagem...
O que vemos?
Maria e um Anjo!
Quais são as cores dominantes?
Branco, vermelho, dourado, azul... 

Fixemos o olhar no rosto de Maria e do Anjo. Para onde olham? 
Estão ambos de perfil, Maria olha para baixo e o Anjo olha para Maria... 

Qual é a expressão dos seus rostos? Que inspiram? 
Ambos têm expressões serenas, inspirando paz e tranquilidade...
Estamos perante o maior acontecimento que podemos presenciar, o Anjo anuncia a Maria que ela irá ser a mãe de Deus e pede-lhe o seu consentimento.
O papel dourado que o Anjo tem na mão e se estende até às mãos de Maria, representa a Palavra de Deus.
Maria escuta, perturba-se, interroga-se e aceita...

Analisemos a atitude de Maria...
O rosto de Maria transparece paz e serenidade. Permanece tranquila e aceita o que vem de Deus. Acolhe a Palavra recebida do Alto, mas não fica com ela...os seus braços estão abertos para acolher os outros...

Fixemo-nos no novelo...
O novelo representa o gérmen da Palavra. Deus e a Sua Palavra já habitam nela. Maria começa a tecer Jesus, no seu interior.


Para Reflectir:
Maria disse: "Eis a escrava do Senhor..." porque percebeu que a partir daquele momento deixava de se pertencer, entregando-se totalmente nas mãos de Deus. 
Maria disse: "faça-se..." porque sentiu que Aquele, que acolhia no seu ventre, só podia entender-se como uma nova criação. 
A partir daquele momento o mundo mudou...não sabemos como o Anjo se foi embora, não sabemos como Maria ficou...apenas sabemos que, apesar de lá fora tudo parecer continuar na mesma, o mundo mudara...mas isto só Deus, Maria e o Anjo sabiam!  
E assim Deus começou a Sua prodigiosa aventura de se tornar homem no seio de uma mulher.

Oração: 
Avé Maria, cheia de graça, 
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. 
Santa Maria, Mãe de Deus,
 rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. 
Ámen.
  
S.S. (Baseado nos textos de Martín Descalzo, Vida e mistério de Jesus de Nazaré)

Sem comentários:

Enviar um comentário