«Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai.» ( Jo 10,11-18)
“Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas conhecem-Me…”
Existe uma relação de afecto e confiança entre o pastor e as suas ovelhas! Ele conhece-as pelo nome e elas seguem-no porque o conhecem. Nenhuma ovelha segue um estranho, seguem o pastor porque conhecem a sua voz! Esta relação de intimidade tem um significado muito profundo, este conhecer implica amar e quem ama, confia!
O pastor é o líder e conduz para o verdadeiro caminho. Mas esta também não é uma liderança qualquer, é serviço, é proximidade, é amor, é uma dádiva gratuita de si próprio e por isso as ovelhas se deixam conduzir, pois sabem que ele as levará, em segurança, por verdes pastos com água abundante!
Nesta passagem do Evangelho de S. João, Jesus alerta-nos para os falsos pastores que, falando em nome de Deus, defendem todos os contra valores, pois não estão preocupados com a paz, com a justiça, com a liberdade…a sua preocupação são os falsos deuses, o dinheiro, o prestígio, a notoriedade…e estes, como bem sabemos, estão presentes no nosso quotidiano disfarçados de bons pastores! É preciso estarmos atentos e não nos deixarmos enganar!
Mas como reconhecer o verdadeiro Bom Pastor?
O Bom Pastor, não se reconhece porque fala suavemente e de forma angélica, as suas palavras nem sempre são doces, mas são sempre verdadeiras, não nos diz aquilo que gostamos de ouvir, mas aquilo que precisamos ouvir, não nos presenteia com bens materiais, mas enche-nos o coração de tranquilidade…o Bom Pastor, é cuidadoso, vigilante, misericordioso e zela pelas suas ovelhas!
O Bom Pastor é o sacerdote cuja missão consiste em congregar todos os corações à volta do imenso Coração de Deus.
Na sua mensagem, para o 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, disse o Santo Padre: “A Palavra, a oração e a Eucaristia são o precioso tesouro para compreender a beleza de uma vida totalmente gasta pelo Reino”. Podemos então aqui acrescentar que o Sacerdote, ao seguir uma vocação de especial dedicação não o faz para si mesmo, mas para os outros, por amor a Deus e por amor ao próximo e, como dizia o Santo Cura de Ars, “o padre não é padre para si mesmo, mas é padre para vós”.
Neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações peçamos ao Senhor que abençoe e proteja o Bom Pastor da nossa Capelania, que tão bem reconhece as suas ovelhas, lhes aponta caminhos, compreende os seus sofrimentos, sonhos, esperanças e as conhece pelo nome.
S.S.
«Quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele» (1 Jo 4, 16)
Sem comentários:
Enviar um comentário