Hoje foi, de facto, um dia extraordinário...um dia repleto de acontecimentos fortes mas, graças a Deus, envolvidos em muito amor!
Às 18:06, enquanto terminava uma das actividades que tenho em mãos, através do skype, um amigo diz-me: "Saiu fumo branco!"
Não é fácil transmitir em palavras a emoção que senti! Confesso que, inicialmente, pensei que brincava comigo, mas rapidamente verifiquei que era realmente verdade...já tínhamos Papa! Que alegria! Que maravilha...temos Papa!!!
E, em seguida, a pergunta: "Quem será?"
Ao fim de pouco mais de uma hora, o Cardeal Proto-Diácono comunica o Habemus Papam, anuncia o seu nome cardinalício e o nome escolhido como Papa:
"Jorge Mario, Cardeal Bergoglio, jesuíta, argentino, escolheu o nome de Francisco!"
E aqui foi a explosão...não podia acreditar que tal graça fosse real...o Santo Padre é jesuíta! Mas que extraordinário! Francisco e jesuíta!!! Graças a Deus! Renasce em mim uma força e uma alegria, imensas, que tanto bem me faz nestes tempos tão dolorosos! Papa Francisco, simples e humilde como S. Francisco de Assis!
Bendito seja o Divino Espírito Santo por nos ter dado este Papa! Bendito seja Deus! Bendito seja Jesus Cristo e Sua Mãe Santíssima!
Quando se aproximou da varanda ouviu-se a explosão de alegria de todos os que estavam na praça para ver o seu Papa e, à semelhança de Francisco de Assis, cumprimenta a multidão dizendo: "Boa tarde gente boa!"
Que lindo, sorriso, que lindas palavras, que lindo Homem Deus nos enviou! Foram momentos de uma beleza indescritível e que ficarão guardados, para sempre, no meu coração!
Que Deus o proteja e guarde, Papa Francisco!
"L'amour doit se mettre dans les actes, plus que dans les paroles" – St. Ignace de Loyola
Bênção Apostólica "Urbi et Orbi":
Irmãos e irmãs, boa-noite!Bênção Apostólica
Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.
[Recitação do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai]
E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo... este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!
E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim.
[…]
Agora dar-vos-ei a Bênção, a vós e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade.
[Bênção]
Irmãos e irmãs, tenho de vos deixar. Muito obrigado pelo acolhimento! Rezai por mim e até breve! Ver-nos-emos em breve: amanhã quero ir rezar aos pés de Nossa Senhora, para que guarde Roma inteira. Boa noite e bom descanso!
Sem comentários:
Enviar um comentário