"TERNURA E BONDADE NÃO SÃO SINAIS DE FRAQUEZA E DESESPERO, MAS SIM MANIFESTAÇÕES DE FORÇA E RESOLUÇÃO".

domingo, 3 de março de 2013

Eu Sou Aquele que Sou



“Escuta Israel, não há outro Deus que não o Senhor.”

Ao meditar o Evangelho, Lc 13, 1-9, percebemos que somos chamados a mudar de vida…somos interpelados à conversão e, diz-nos Jesus, “… se não vos converterdes, perecereis todos igualmente.” 

Neste mesmo Evangelho, Jesus, faz-nos pensar ainda mais profundamente naquilo que nos quer transmitir através da Parábola da figueira estéril: «Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar frutos, mas não os encontrou. Disse ao encarregado da vinha: ‘Há três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não o encontro. Corta-a; para que está ela a ocupar a terra?’ Mas ele respondeu: ‘Senhor, deixa-a mais este ano, para que eu possa escavar a terra em volta e deitar-lhe estrume. Se der frutos na próxima estação, ficará; senão, poderás cortá-la.’»

Que quererá Jesus dizer-nos?

Por um lado apela ao nosso compromisso e fidelidade a Deus e por outro a amá-Lo e respeitá-Lo sobre todas as coisas!

Diz-nos S. Paulo “quem julga estar de pé tome cuidado para não cair”, sem dúvida que estamos sempre sujeitos ao pecado, contudo, se confiarmos seriamente em Cristo, temos a certeza de que N’Ele encontraremos a misericórdia que nos salva! Todos somos convidados à humildade do arrependimento e, tal como Moisés, “a descalçar as sandálias” para alcançar a terra “onde corre leite e mel”.

Ninguém fica excluído da vinha de Jesus pois Ele fará, sempre o possível, que a sua vinha dê fruto…estamos sempre a tempo de mudar e Cristo conta connosco…que maravilha saber que somos filhos tão amados por este nosso Pai!

Numa sociedade em que procuramos justificações para tudo e nos sentimos sempre acima de todos e isentos de qualquer culpa, podermos pensar em arrependimento, significa que pomos como hipótese ter cometido um erro…estamos então à procura de um caminho novo, um caminho que passa pela nossa conversão! Tal compromisso parece extremamente difícil e completamente fora de moda…no entanto é isto que Deus nos pede!

Será que estamos dispostos a fazê-lo?
(S.S. - Domingo III da Quaresma) 

Sem comentários:

Enviar um comentário