"Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria", foi assim que o salmista nos convidou a dar graças ao Senhor.
De facto, o que hoje celebramos é extraordinário. Na verdade não entendemos muito bem o mistério que existe perante o túmulo vazio...mas, mesmo assim, celebramos! Também Maria Madalena, ao chegar à sepultura onde tinham deixado Jesus, se surpreendeu e correu a dizer a Pedro e ao discípulo predilecto de Jesus: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram» (Jo 20,1-9). O Evangelho conta-nos, ainda, que Pedro e o outro discípulo saíram em direcção à sepultura para verem o que se passava. Pedro, entrando ficou confuso, mas o outro «viu e acreditou». Pedro e Maria Madalena, apesar de conhecerem as Escrituras ainda não estavam preparados para o mistério pascal apenas o discípulo predilecto percebeu a Ressurreição.
Estamos hoje a celebrar o grande dia feito pelo Senhor, que não é apenas um dia, é a história da humanidade, é a história de Deus que vai ao encontro do Mundo.
Deus não faz distinção de pessoas. O verdadeiro povo de Deus é universal e a Aliança que Deus quis fazer connosco é também universal. Deus quer que todos os homens se salvem e por nos amar infinitamente enviou-nos o Seu Filho.
Durante esta última semana tivemos a oportunidade de percorrer o caminho de Jesus, a sua paixão e morte mas, desde esta madrugada, queremos proclamar bem alto que o Senhor está vivo. Jesus Cristo veio ao mundo e assumiu os nossos sofrimentos e a nossa morte respondendo com a Vida.
A grande alegria que hoje deve encher os nossos corações é termos a certeza de que somos filhos muito amados por Deus. Somos filhos que renascemos para a vida por isso, a função da comunidade cristã é ser testemunha, anunciar e praticar o que Jesus fez. Jesus Cristo foi como o grão de trigo e nós também temos que morrer para o pecado, para a maldade, para o homem velho e ressuscitar para a vida nova. No dia em que fomos baptizados nascemos para a vida eterna, para a Ressurreição. Ao fazermos a caminhada de aproximação ao Senhor, queremos garantir que a nossa vida comece, já neste mundo, a ser plena.
A Ressurreição revela o cumprimento da missão de Jesus, a fidelidade e a concretização da promessa de instaurar o Reino da Vida. Agora vemos Deus como uma espécie de espelho, mas mais tarde teremos o encontro face-a-face.
Jesus veio trazer a Vida, deu-nos a Sua Vida, retomou-a e abriu-nos a porta para a Vida Eterna e definitiva no seio da Santíssima Trindade.
Celebremos a Ressurreição transformando o nosso coração e mudando a nossa vida, vivendo com maior autenticidade e sinceridade, para assim podermos proclamar a alegria e anunciar a toda a gente: Aleluia, o Senhor está Vivo, Ressuscitou, Aleluia. Cristo Ressuscitou, Aleluia. (Pe. Henrique Santos - extrato oral de homilia 08/04/2012)
Sem comentários:
Enviar um comentário