"TERNURA E BONDADE NÃO SÃO SINAIS DE FRAQUEZA E DESESPERO, MAS SIM MANIFESTAÇÕES DE FORÇA E RESOLUÇÃO".

domingo, 8 de abril de 2012

Sábado Santo

Eis-nos chegados a este grande dia da Ressurreição. 
Depois do Tríduo Pascal culminamos com o acontecimento pelo qual Jesus Cristo veio ao mundo. Depois de termos contemplado Jesus Cristo com os Seus sofrimentos,  morrendo pregado na Cruz e entregando o Seu Espírito ao Pai, eis que, ao fim de três dias, volta à Vida.
É este o grande acontecimento que estamos a celebrar, é esta a Vigília Pascal, a Liturgia da Luz.
Hoje acendemos o Círio Pascal que representa Jesus Cristo, que ilumina todo o Homem, que veio ao mundo e é o único que nos pode dizer que depois da morte vem a Vida. 
Queremos deixar-nos iluminar por esta luz, que ilumina e dá sentido à vida.


Ao escutarmos a Palavra do Senhor ouvimos a narração dos pontos principais e culminantes da história da Salvação. Percebemos que Deus foi fazendo várias alianças connosco, até à aliança definitiva com o novo cordeiro pascal que se ofereceu a Si mesmo. Estas alianças são a prova de que Deus não se esqueceu de nós e que nos mostram que tudo o que recebemos não nos foi pelos nossos próprios méritos mas devido à grandeza da Sua misericórdia. 
O Sepulcro está vazio...o Senhor Ressuscitou, este é o Senhor da vida e da morte, alegremo-nos e rejubilemo-nos durante estes cinquenta dias. E tenhamos a certeza de que mesmo que no nosso caminho surjam obstáculos, devemos olhar em frente e para o horizonte porque Deus está connosco. 
Hoje, amanhã e durante os próximos cinquenta dias, não deixemos de viver e anunciar que Jesus Cristo Ressuscitou e está Vivo. Aleluia! (Pe. Henrique Santos - extrato oral de homilia 07/04/2012)


Sem comentários:

Enviar um comentário