"TERNURA E BONDADE NÃO SÃO SINAIS DE FRAQUEZA E DESESPERO, MAS SIM MANIFESTAÇÕES DE FORÇA E RESOLUÇÃO".

domingo, 1 de abril de 2012

Viver a Semana Santa

Semana Santa 01 a 08 de Abril

Chegámos à Semana Santa e a palavra-chave é DESPERTAR.
O Evangelho do Domingo de Ramos convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus que, no derradeiro momento da Sua vida, Se entrega voluntariamente para nos libertar do egoísmo e da escravidão, revelando o Amor de Deus que assim se fez dom total. Este dia representa o pórtico, não apenas da Semana Santa mas de toda a vida cristã e permite-nos compreender o mistério da vida de Jesus.
Dizia Santo Agostinho: "Desperta, ó homem; por ti, Deus fez-se homem"!
Sim é verdade, por nós morreu e essa morte não foi uma morte qualquer, foi morte de cruz...morreu por mim, por ti,...por nós, para nos salvar! Será que conseguimos perceber o que isto significa? Será que conseguimos perceber a dimensão deste Amor sem limites?  
E tu, pensando nisto, serás capaz de ignorar esta realidade e não viver, profundamente, a Semana Santa?
Recordemos aqui algumas palavras do Pe. Henrique na homilia do Domingo de Ramos: "O evangelista deste ano, S. Marcos, dá mais ênfase a todo o processo prévio à crucifixão de Jesus do que à Sua caminhada. Fala-nos mais das traições, das mentiras, realça as injustiças presentes, a ingratidão, a rejeição e todos os contra valores. 
Quando pensamos na cruz já sabemos o porquê da morte de Cristo. Já sabemos que morre para nos salvar mas, apesar de sabermos o porquê esquecemo-nos o motivo. Ele que era de condição divina morre com morte de cruz. É este o verdadeiro Amor, é por isso que chamamos paixão de Cristo, porque se trata de um amor ardoroso, total e absoluto de Deus para com cada um de nós. Na cruz está todo o sofrimento que Jesus Cristo quis assumir. 
Também nós somos vítimas de críticas, mentiras, invejas, injustiças...quantas vezes nos sentimos rejeitados e sofremos por isso? Jesus quis também assumir esta dor e estas rejeições. Jesus quis ser solidário connosco…quando foi acusado permaneceu em silêncio! Mostra-nos que o silêncio é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de nos libertar. Mostra-nos que não é com violência que se acaba com a violência, não é cometendo injustiças que se acaba com a injustiça, não é respondendo com agressividade que se acaba com a agressividade. 
Nós, pelo contrário, não somos assim e respondemos da mesma forma por isso é galopante a ausência de paz. Nós não somos só vítimas, também somos causadores de maledicências, fraudes, injustiças, mentiras…e sempre que o fazemos a cruz de Jesus torna-se mais pesada. Ele veio para nos redimir do nosso pecado que torna o Seu sofrimento mais profundo. 
Sempre que somos causadores destes anti valores, a que vulgarmente chamamos pecados, tornamos a cruz de Jesus mais pesada, da mesma forma que quando, no nosso dia-a-dia odiamos, mentimos, ludibriamos, aumentamos o sofrimento dos outros. 
Vivamos então esta Semana Santa com maior autenticidade, com um coração puro e como Jesus fez, quando foi injustamente acusado…em silêncio.” (Pe. Henrique Santos  –  extrato oral de homilia 01/04/2012)
 
Proposta:

1. Encontrar um espaço discreto e tranquilo onde se possa fazer silêncio, aí será o lugar onde, nos predispomos a Despertar;
2. Invocar o Espírito Santo para nos ajudar a entrar em contacto com Deus.
3. Fazer um exame de consciência e perceber o que me afasta do Amor incondicional de Deus.
4. Pedir a Deus que me ajude a fazer silêncio e a despertar para o verdadeiro motivo da cruz.
5. Durante a semana esforçar-me por despertar para tudo o que me aproxima do caminho da Salvação.
S.S.

Sem comentários:

Enviar um comentário